CONFHIC

Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição


A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) foi fundada em Lisboa, Portugal, a 3 de Maio de 1871 pela Madre Maria Clara do Menino Jesus e pelo Padre Raimundo dos Anjos Beirão com o objetivo de dar glória a Deus, na prática da hospitalidade, como expressão das bem-aventuranças, no exercício das obras de misericórdia.

Nossa História

A trajetória do carisma franciscano hospitaleiro em solo brasileiro iniciou com o convite feito por Dom Amando Bahlmann, OFM, Bispo de Santarém, no Pará, em busca de apoio para as atividades no setor da Educação. Atendendo à solicitação, dez Irmãs vieram Tuy, na Espanha, e desembarcaram em Belém do Pará, em 21 de junho de 1911. 

 As pioneiras foram as Irmãs Maria da Circuncisão Ribeiro, na época Superiora Delegada, Maria da Circuncisão, Delfina da Conceição, Maria de São Carlos, Rosa Maria de São Francisco, Maia Estela Rodrigues, Amada de Jesus, Constantina de São José, Maria de Santa Justa, Rosário do Espírito Santo e Maria Alcina da Conceição. As Irmãs tiveram a “glória de semear, com o sacrifício da própria vida, na vasta região amazônica, as primeiras sementes Franciscanas Hospitaleiras”. 

 Nos primórdios da CONFHIC no Brasil, foram fundados três Colégios: São Francisco, em Monte Alegre, Santo Antônio, em Alenquer, e Pio X, em Itacoatiara, no Norte do Brasil. Mantidas entre 1911 a 1915, estas obras na Região Norte constituíram o berço de uma história que se multiplicou no país, sobretudo na região Nordeste, com uma vasta obra nos campos da assistência social, educação, saúde e evangelização missionária. 

 Em 30 de dezembro de 1960, houve a ereção canônica da Província de Santa Cruz, pelo Reescrito nº 5272- 60/L 42, denominada posteriormente como Brasil Norte, após a ereção da Província do Sagrado Coração de Jesus (Brasil Sul). A primeira Superiora Provincial foi a Madre Eucaristia Bourbon, sucedida, na ordem, pelas Provinciais: Irmã Ivone do Coração de Maria, Irmã Terezinha de Souza Rocha, Irmã Rosa Helena Mendes de Moura, Irmã Maria Dalvanir Filgueira Rosado e Irmã Maria da Conceição Galvão Ribeiro, esta última eleita e consagrada como Madre Geral da CONFHIC. A atual Superiora Provincial é a Irmã Margarida dos Santos Lima. 

A Sede Provincial promove a animação vocacional, espiritual e missionária das Irmãs, a realização de retiros anuais e encontros de Formação e ainda cuida da administração da Província.

Copyright © 2024 Colégio Nossa Senhora das Graças - Propriá Desenvolvido por Sergipe Cloud th

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?